Firefox

firefox

A versão 3.0 do browser já está em desenvolvimento e promete trazer, em 2007, recursos inovadores.

Se 2005 pode ser considerado o ano em que o Firefox deixou de ser uma novidade para se firmar como o concorrente mais famoso do Internet Explorer, 2006 será o ano em que a Mozilla Foundation terá de provar que sabe inovar e reinventar o seu principal projeto.

Com o lançamento da versão de testes do Firefox 2.0 programado para o primeiro semestre deste ano, a fundação pretende adicionar funções que sejam notadas pelos utilizadores antigos e entendidas pelos novos, e dessa forma retomar o crescimento da sua popularidade.

Na última grande atualização do Firefox, com a versão 1.5, no ano passado, poucas mudanças visíveis ocorreram. Boa parte das novidades ficaram na parte interna do programa, que ganhou uma versão remodelada de seu código principal. A ideia dos programadores foi de primeiro reparar as falhas estruturais do Firefox e, só depois, adicionar novas funções.


A versão 2.0 precisará fazer muito mais do que isso para ganhar terreno na batalha contra a Microsoft e seu Internet Explorer.

A navegação com tabs, um dos principais atrativos do browser, já está presente em todos os principais concorrentes e os seus problemas de segurança também não são tão raros quanto eram no passado.

A saída para manter a popularidade do Firefox em alta será aprimorar aquilo que o soft tem de bom e surpreender os utilizadores com novidades. Uma das apostas dos programadores é chegar aos utilizadores que não usam o Windows.

Atualmente, um dos projetos que ganham mais atenção dos programadores da Mozilla é a versão do Firefox para computadores da Apple com processadores de núcleo duplo da Intel.

Dependendo do desempenho dos novos Macintosh, o sucesso na nova plataforma pode ser um trunfo decisivo para o Firefox na guerra contra o IE.

Com o iminente lançamento do Windows Vista, é esperado que uma nova geração de programas apareça trazendo aparência mais sofisticada e recursos inovadores. Pensando nisso, a equipa de programadores do Firefox já está a trabar na versão 3.0 do programa. Segundo o responsável pela coordenação de novos projetos da Mozilla Foundation, Mike Schroepfer, o browser da próxima geração terá recursos gráficos parecidos com o do sistema operacional Mac OS X, ou seja, trará um infinidade de animações e de transparências nas suas janelas.

Folha de S. Paulo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: